A pesquisa realizada pela AD Scientific Index 2021 (Alper-Doger Scientific Index) – Sistema Avaliativo - apontou os 10 mil pesquisadores mais influentes da América Latina, desses 155 são da Universidade de Brasília (UNB). A UnB ocupou a 12ª colocação no ranking geral das universidades. O que a coloca na 6ª posição entre as universidades federais brasileiras.

O Instituto de Física (IF) conta com 7 de seus pesquisadores no ranking da AD Scientific Index 2021, sendo eles:

- Demetrio Antonio da Silva Filho;

- Fernando Albuquerque de Oliveira;

- Maria Aparecida Godoy Soler Pajanian;

- Qu Fanyao;

- Sebastião William da Silva;

- Vijayendra Kumar Garg e

- Viktor Dodonov.

A avaliação dos pesquisadores é realizada com base na produção científica individual e no seu valor para a comunidade acadêmica. Para isso a AD Scientific utiliza os índices, h-index, i10 index, g-index, m-index, the Erdös number, tori index, riq index, e read-10 index. Que medem o número de publicações de cada pesquisador, o número de citações e a sua razão pelos últimos 5 anos de produção acadêmica.

O IF parabeniza aos 155 pesquisadores da UnB selecionados e principalmente os 7 representantes do Instituto.

Para conferir a pesquisa na íntegra clique aqui.

Estagiário do Instituto de Física da UnB