A pesquisa Mecânica Clássica Conformável: uma revisão pedagógica, realizada por um estudante e três professores do Instituto de Física é publicada no volume de nº 44 da Revista Brasileira de Ensino de Física, periódico avaliado como Qualis A1 pela plataforma Sucupira do governo federal.

O artigo deriva da pesquisa PIBIC do estudante de Física EaD Alexandre Russi, em coautoria com os professores do curso Ronni Amorim, Vinicius Rispoli e Leandro Cardoso. A pesquisa descreve a Mecânica Clássica fracionária segundo o cálculo fracionário conformável, realizando uma revisão sobre cálculo diferencial e integral.

Para ler a pesquisa na íntegra, clique aqui.

Título: Mecânica Clássica Conformável: uma revisão pedagógica

Autores: Ronni Amorim, Vinicius Rispoli, Leandro Xavier Cardoso e Alexandre Russi Junior,

Resumo: Neste trabalho descrevemos um formalismo para descrever a Mecânica Clássica fracionária segundo o cálculo fracionário conformável. Assim, uma breve revisão sobre cálculo diferencial e integral conformável foi feita. Na sequência, as versões conformáveis dos formalismos Lagrangiano e Hamiltoniano são apresentadas. Como exemplo, o oscilador harmônico conformável e a equação de onda conformável são discutidos. Em todas as situações consideradas, os resultados usuais são obtidos se a ordem da derivada (α) for igual a 1. Um resultado interessante é que se considerarmos 1 − α « 1, o oscilador harmônico conformável torna-se análogo aos oscilador usual com massa variável e termo de dissipação.

Abstract: In this work we present a formalism to describe the fractional Newtonian mechanics based in conformable fractional calculus. In this sense, a brief revision about integral and differential conformable calculus is implemented. In sequence, the conformable version to Lagrangian and Hamiltonian formalism are presented. As examples, the conformable harmonic oscillator and conformable wave equation are discussed. In all situations, usual results are obtained when we consider α = 1. An interesting result is that in the case 1 − α «1 the conformable harmonic oscillator behaves like usual harmonic oscillator with time dependent and dissipation term.

Publicado em 02/08/2022