Gostaríamos de convidar toda a comunidade do Instituto de Física para uma homenagem ao Prof. Kalil Skeff Neto.

Trata-se da dedicação do Módulo 10 no subsolo do ICC ao saudoso Prof. Kalil.

Dia/horário: 23/03/2023 às 14:30 hs
Local: Módulo 10 no subsolo do ICC

O Prof. Kalil teve participação decisiva na criação da infraestrutura de pesquisa que se encontra hoje no Módulo 10 (subsolo do ICC). Ademais, a contribuição do professor Kalil para a Física da região Centro-Oeste e, sobretudo, para a UnB, é memorável, decorrente da curiosidade nata, da persistência, do rigor, da habilidade em planejar e executar experimentos simples e sofisticados. A introdução da espectroscopia fotoacústica pelo professor Kalil em 1975-1976 é um exemplo do seu trabalho no Instituto de Física.da UnB. A espectroscopia fotoacústica é hoje utilizada por vários grupos de pesquisa em diversas universidades brasileiras.

Outra contribuição pioneira do professor Kalil foi a introdução da linha de investigação em superparamagnetismo na UnB. Esse tema de pesquisa representa a raiz do trabalho em nanociência e nanotecnologia liderada pela UnB na região Centro-Oeste, que hoje conta com amplo reconhecimento nacional e internacional. Além dos dois exemplos citados, o professor Kalil marcou a sua atuação na UnB participando ativamente das iniciativas de criação da FINATEC e do CDT, sendo um dos instituidores da primeira e primeiro diretor da segunda.

Contamos com a presença de todos,
Direção do Instituto de Física

Publicado em 22/03/2023