É com pesar que comunicamos o falecimento do Dr. Álvaro Gomes dos Santos Neto, professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília (IF/UnB).

O professor Álvaro formou-se em Física em 2003 pela UnB e, em 2006, também em Brasília, concluiu o mestrado sobre defeitos topológicos em teorias gravitacionais, tendo como orientadora a professora Dr.ª Maria Emília Xavier Guimarães.

Ainda em 2006, mudou-se para o Rio de Janeiro e iniciou seu doutorado no CBPF sob orientação do professor Dr. Ignacio Afonso de Bediaga e Hickman. A sua tese sobre identificação de violação CP em decaimentos de méson b e 3 hádrons resultou em uma longa e profícua participação nos experimentos realizados no LHCb do CERN.

Pessoa cordata e gentil, em seu infelizmente breve período neste Instituto após passagem como professor da UFMT, caracterizou-se como profissional dedicado, cioso de suas obrigações junto aos estudantes e no desempenho de suas ações como pesquisador de alto nível. Deixa esposa, dois filhos, pais, irmã, sobrinhos e muitos amigos.

O IF/UnB tem perda inestimável com sua tão extemporânea partida, pelo que lamenta enormemente. Presta à família suas condolências e se coloca à disposição para amenizar o quanto possível a tristeza inexaurível que o momento enseja. Informações sobre data e local do velório e sepultamento serão compartilhadas oportunamente.

Direção do Instituto de Física
Universidade de Brasília