A estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física da UnB, Cícera Maria Viana de Araújo, participou na última semana (23 a 25 de julho), com apoio do Instituto de Física, do 18º Evento de Jovens Cientistas, por ocasião da 75ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O encontro foi realizado pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (APNG) e contou com diversos debates e atividades sobre a situação política brasileira e os diversos desafios no cenário de produção científica no País. Cícera é uma importante liderança estudantil, tendo discursado no evento público de anúncio do aumento dos valores das bolsas de pós-graduação e pesquisa do Brasil, em 2023, com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/lula-anuncia-reajuste-e-expansao-das-bolsas-de-ensino-e-pesquisa/).

Cícera: “O evento de jovens cientistas foi um momento de muita aprendizagem e debates sobre atual política educacional dos pós graduandos, com certeza vai agregar muito no meu processo político.”

O evento desse ano já encerrou, mas você pode ler na íntegra do Dossiê Florestan, um estudo feito pela ANPG acerca da atual condição do pós-graduando no cenário brasileiro.

Dossiê Florestan

Publicado em 01/08/2023