Edital PIBIC, PIBIC-AF e PIBITI 2023-2024: inscrições prorrogadas até 12 de junho de 2023.
Propostas de projetos por área:
Área Computacional:
Propostas
Prof. Alexandre Cavalheiro Dias
Até 3 estudantes a partir do 5º semestre - Área computacional
Resumo: Estudo de monocamadas Dihaletos de metal de transição para aplicação em células solares. O estudante realizaria simulação em DFT, calculando propriedades eletrônicas e ópticas dessa classe de materiais. Preferência a estudantes que possuam algum conhecimento básico de Linux e física quântica além de interesse em programação.
Prof. Daniel Lima Nascimento
Até 2 estudantes a partir do 5 semestre – Área teórico/computacional
Resumo: Estudo da Equação de Dirac 2D e 3D e aplicação teórica e computacional aos problemas de elétron num campo magnético, átomo de hidrogênio e átomo de hélio, incluindo estruturas finas, hiperfinas e desvio de Lamb. É desejável que aluno tenha cursado Mecânica Quântica A, Teoria Eletromagnética A, Mecânica Clássica A e Métodos da Física Computacional.
Prof. Ismael Segundo da Silva Carrasco
Até 2 estudantes a partir do semestre – Área computacional
Resumo: A pesquisa é sobre a dinâmica de interfaces longe do equilíbrio. Esse tópico se conecta a diversos assuntos, desde o crescimento de filmes finos (fabricação de dispositivos) até interfaces de sistemas biológicos, como a borda de colônias de bactérias. Em linhas bem gerais, nosso trabalho consiste em realizar simulações computacionais de modelos de crescimento para estudar propriedades universais. Como o próprio nome já diz, essas propriedades universais se verificam em uma ampla gama de fenômenos. Portanto, quando obtemos uma propriedade universal, ou identificamos como ela é afetada por alguma condição envolvida no crescimento, é como se descobríssemos algo sobre uma infinidade de sistemas simultaneamente, por isso existe um grande interesse nessas propriedades. Trabalhando nesta linha de pesquisa, o aluno aprende sobre programação e física estatística. As técnicas e demais aprendizados envolvidos são muito úteis tanto na academia quanto fora dela. Além de ser uma área cientificamente muito ativa, o domínio de programação e análise estatística pode facilitar a conquista de um emprego em ramos como desenvolvimento de software, ciência de dados, mercado financeiro etc.
Prof. Luiz Antônio Ribeiro Júnior
Até 2 estudantes a partir do 3º semestre – Área computacional
Resumo: O projeto é baseado no design de novos nanomateriais e ao estudo de suas propriedades eletrônicas e estruturais para o desenvolvimento de aplicações ambientais, tecnológicas e biológicas. Entre os problemas estudados destacam-se o transporte de carga em semicondutores orgânicos, estrutura eletrônica de materiais bidimensionais orgânicos e inorgânicos, dinâmica eletrônica em nanoestruturas e em cristais moleculares, adsorção de gases em nanotubos e superfícies – com vistas ao desenvolvimento de sensores gasosos e sequestro de carbono –, design molecular para o desenvolvimento de fármacos, design molecular para o desenvolvimento de fotovoltaicos, dentre outros. Quando se trata das atividades teóricas, considerável parte desse projeto é dedicada ao desenvolvimento de novos materiais e de novas metodologias capazes de tornar as condições de simulação mais realistas e os resultados mais acurados para uma boa descrição dos dados a serem fornecidos pelos experimentos. O desenvolvimento dessas novas metodologias pode proporcionar uma descrição mais detalhada e precisa da estrutura eletrônica desses sistemas tanto em nível atômico quanto na escala molecular, contribuindo para um melhor entendimento dos processos físicos envolvidos no funcionamento de dispositivos usados nas aplicações descritas acima, também, para o desenvolvimento de novos materiais, o que é muito atrativo dos pontos de vista acadêmico e industrial
Prof. Olavo Leopoldino da Silva Filho
1 Estudante, no mínimo cursando o quarto semestre - Área Computacional
Em recente trabalho, foi mostrado que a equação de Schrödinger da Mecânica Quântica assenta-se sobre um suporte estocástico, representado formalmente por uma equação estocástica do tipo Langevin. Assim, sistemas quânticos podem ser facilmente simulados para que se encontre as realizações de trajetórias de partículas quânticas. O processo de simulação é paralelo àquele usado em sistemas não-estocásticos, nos quais se usa, normalmente, os métodos de Runge-Kutta de alta ordem. O objetivo do trabalho é desenvolver um sistema computacional para integrar realizações de trajetórias estocásticas para sistemas quânticos a partir de um método de Runge-Kutta-Estocástico de quarta ordem e aplicar este sistema computacional para obter propriedades de alguns sistemas quânticos usuais. Não é necessário que o estudante tenha cursado Física Quântica ou Mecânica Quântica, uma vez que o problema é essencialmente computacional. Entretanto, ter cursado uma dessas disciplinas pode ser útil. O artigo base para este trabalho está em inglês, de modo que é importante que o estudante seja capaz de ler nesta língua.
Área Ensino:
Propostas
Profa. Erondina Azevedo de Lima
Até 3 estudantes a partir do 1º semestre – Área ensino/divulgação científica
Resumo: Projeto Eureka- Meninas na Física - Ampliação e divulgação da Física com alunos de ensino médio em áreas de vulnerabilidade sócio econômica. Estimula a participação feminina na ciência, melhora a formação na graduação. Trabalhamos com divulgação cientifica, oficina e cursos para formação com os seguintes temas: Arduino, robótica, laboratório para o ensino de física.
Prof. Khalil Oliveira Portugal
01 estudante, que tenha cursado Projetos e Programas para o Ensino de Física
Resumo: Busco estudante do Ensino Médio, com objetivo de mapear como cada estado se estruturou internamente em função do estabelecido pelo novo Ensino Médio e a BNCC. Tal estudo permitira o(a) estudante se aproprie de metodologias de Análise de Conteúdo e publique seu trabalho em revista científica.
Prof. Marcello Ferreira:
Até 3 estudantes a partir do 4º semestre – Área teórica
Resumo: Pesquisa translacional a partir fundamentos teórico-metodológicos para o ensino da física. Estudos do discurso baseados em Michel Foucault.
Análises teóricas, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de pesquisa translacional (concepção, aplicação e avaliação de produtos educacionais voltados ao ensino de física na educação básica (sequências didáticas, aplicativos tecnológicos, materiais didáticos, roteiros experimentais, simulações e outras metodologias de ensino de física a partir de referenciais teóricos cognitivistas e humanistas). Mínimo de 5 horas semanais de dedicação
Prof. Paulo Lima Júnior
Até 3 estudantes a partir do 5º semestre – Área de ensino
Resumo: Eu trabalho com desigualdades sociais frente à escola (classe, cor, gênero); política educacional; evasão da educação superior; desenvolvimento de aspirações profissionais e interesse por ciências da natureza. Meus referenciais teóricos são a sociologia de Pierre Bourdieu e a teoria do queer de Judith Butler. Aceito estudantes com interesses semelhantes. É desejável que o estudante: (1) seja politicamente engajado nas pautas das minorias sociais; (2) apresente boa capacidade de escrita e compreensão de texto; (3) aspire carreira acadêmica e docência em educação básica.
Área Experimental
Propostas
Profa. Alexandra Mocellin
Até 2 estudantes a partir do 4º semestre – Área experimental
Resumo: O estudante participará de etapas fundamentais de um trabalho de física experimental, desde o planejamento, a construção, a caracterização e funcionamento até a análise de um experimento. O aluno trabalhará no desenvolvimento de instrumentação científica ligada a espectroscopia de elétrons e íons em amostras gasosas e líquidas. Fará também a análise de dados de espectros usando um software específico para isso. O aluno deverá ter conhecimento do inglês no nível intermediário, para poder acompanhar a bibliografia ligada ao projeto.
Profa. Erondina Azevedo de Lima
Até 2 estudantes a partir do 3º semestre – Área experimental
Resumo: Projeto PIBITI - Monitoramento Climático- Desenvolvimento de Tecnologia experimental para áreas de degradação ambiental. PIBITI/ Construção de Ferramenta de coleta de dados ambientais e monitoramento com Vant e Drones. O projeto possui uma interface com o grupo de Ensino, os (matérias) são usados como recurso didáticos também.
Prof. Felippo Gighlieno e Jorlandio Felix
1 a 3 estudantes - a partir do 4º semestre.
Para contato, falar com Prof. Jorlandio ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O projeto de IC se encaixa dentro de um projeto de colaboração técnica entre a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade de Brasília na área de materiais bidimensionais.
O candidato acompanhará a fase de investigação do controle de deposição de filmes finos in-situ de material 2D. Para isso será utilizado sensores de baixo custo para automatização do processo tecnológico. Uma parte da atividade de pesquisa envolve o estudo de atuadores piezoelétricos para o monitoramento da pressão com finalidade controlar a uniforme do filme fino. Ao mesmo tempo, um interferômetro será desenvolvido para monitorar, em tempo real, a espessura do filme. A atividade de pesquisa proposta para o candidato é experimental, permitindo adquirir conhecimento na área de sensores eletrônicos e ópticos voltados a otimização de processo industrial.
Prof. Khalil Oliveira Portugal
Até 2 estudantes a partir do 4º semestre – Área experimental
Pesquisar sobre o material didático utilizado nas escolas do novo Ensino Medio e sua recepção por professores
Profa. Luana Cristina Wouk
Aceita 4 ou mais estudantes a partir do 4º semestre – Área experimental
Resumo: Análise das propriedades espectroscópicas e morfológicas de filmes orgânicos e híbridos aplicados em dispositivos eletrônicos flexíveis.
Área Teórica:
Propostas
Prof. Alexandre Dodonov
Até e estudantes a partir do 5º semestre – Área teórica
Resumo: O aluno trabalharia na área de Óptica Quântica e/ou Informação Quântica. Pré-requisito: Física quântica
Prof. José Francisco Rocha Neto
Até 2 estudantes a partir do 5o semestre – Área teórica
Resumo: Estudar dinâmica de partículas sob a influência de buracos negros no contexto da Relatividade Geral em nível de graduação.
Prof. Olavo Leopoldino da Silva Filho
Até 1 estudante a partir do 5º semestre – Área teórica
Resumo: Investigação sobre o uso da Geometria na Física através de sua história, e como isso desembocou em seu uso moderno na Teoria Geral da Relatividade. Assim, tratar do uso da Geometria pelos gregos (em particular Platão), pelos medievais e modernos (em sentido filosófico - 1400-1700) (Descartes, Galileu etc.), visitar as noções no século XIX, que promoveram a generalização da Geometria para o contexto não euclidiano e a incorporação desses elementos na concepção Relativística Geral moderna. O trabalho tem características histórico-filosóficas, ainda que vá ser perpassado por noções físicas e matemáticas. Necessário gostar de ler.