Inscrições até 31 de Maio de 2024.
Edital PIBIC, PIBIC-AF e PIBITI 2024-2025.
Propostas de projetos por área:
Área Computacional:
Propostas
Alessandra Ferreira Albernaz
RESUMO: O projeto "Estudo Cinético Teórico da Hidrodehalogenação de Substâncias Destruidoras da Camada de Ozônio" visa investigar os mecanismos de reação envolvidos na remoção de halogênios de substâncias que causam danos à camada de ozônio. O estudante, sob orientação, realizará simulações computacionais para entender como essas reações ocorrem em nível molecular. Isso inclui revisão bibliográfica, simulações computacionais, análise de dados, escrita de relatórios e colaboração com outros membros da equipe. O objetivo é contribuir para o avanço do conhecimento sobre a química atmosférica e seu impacto ambiental e, consequentemente, contribuir para a formação científica dos nossos discentes.
QUANTITATIVO DE DISCENTES: 3
NÍVEL DO DISCENTE: desde calouros; Projeto PTCC e TCC;Calouros;
OBSERVAÇÕES: Gostaria de convidá-lo(a) para fazer parte de um projeto de pesquisa emocionante e desafiador: o "Estudo Cinético Teórico da Hidrodehalogenação de Substâncias Destruidoras da Camada de Ozônio". Neste projeto, iremos aprofundar no mundo da física, química e da cinética de reações. Nosso foco será entender os processos envolvidos na hidrodehalogenação de substâncias que destroem a camada de ozônio, um tema de extrema relevância para o meio ambiente e para a saúde global. Ao se juntar a esse projeto, você terá a oportunidade de aprender e aplicar conceitos avançados de física e química teóricas e cinética de reações. Utilizando ferramentas computacionais e modelos teóricos, investigaremos os mecanismos e as taxas de reação envolvidas nesses processos, contribuindo para o entendimento científico desses fenômenos. Além disso, este projeto oferecerá uma experiência valiosa de pesquisa, onde você terá a oportunidade de desenvolver suas habilidades de resolução de problemas, análise crítica de dados e comunicação científica. Ao se juntar a nós neste projeto, você estará contribuindo para um campo de pesquisa que tem impacto real na preservação do nosso ambiente e na saúde da nossa atmosfera. Juntos, podemos fazer a diferença. Estou ansioso para trabalhar com você e explorar as fascinantes complexidades da química atmosférica e da cinética de reações.
David Lima Azevedo
RESUMO: "Desenvolvemos pesquisas de simulações com moléculas e nanoestruturas utilizando diversos programas especializados. Os projetos de pesquisa de IC envolvem estruturas moleculares que recente foram sintetizadas e publicadas na revista Science[1] e Nature[2]. Uma estrutura chamada nanorings, nano-círculos com 18 átomos de carbono e Mobiüs Nanobelt, nano-cintos Mobiüs de carbono. Neste projeto, estudamos propriedades eletrônicas, ópticas e mecânicas de novas estruturas com topologia similar aos nanorings e nanobelts. [1] K. Kaiser et al., Science, 10.1126/science.aay 1914 (2019). [2] Segawa, Y., Watanabe, T., Yamanoue, K. et al. Synthesis of a Möbius carbon nanobelt. Nat. Synth 1, 535–541 (2022). https://doi.org/10.1038/s44160-022-00075-8
QUANTITATIVO DE ALUNOS: 02
NIVEL DO DISCENTE: a partir do 3º semestre;
OBSERVAÇÕES: Os 2 últimos alunos de IC terão seus trabalhos de IC publicados em revistas indexadas internacionalmente.
Luiz Ribeiro
RESUMO: Esta linha se destina ao estudo das propriedades físico-químicas de nanoestruturas baseadas em novos alótropos de carbono, buscando propor materiais mais eficientes no que tange às aplicações de conversão e armazenamento de energia. Entre os problemas estudados destacam-se as propriedades estruturais, mecânicas, padrões de fraturas e degradação em atmosferas gasosas destes sistemas nas formas de monocamada, tubo e scroll. Considerável parte desse projeto é dedicada ao desenvolvimento de novas metodologias, baseadas em dinâmica molecular reativa e técnicas de aprendizagem de máquina (Machine Learning), capazes de tornar as condições de simulação mais realistas e os resultados mais acurados para uma boa descrição dos dados fornecidos pelos experimentos na literatura. A dinâmica molecular, com o uso de um potencial reativo, permite estudar a dissociação e a formação de ligações químicas em sistemas nanoestruturados. O desenvolvimento dessas novas metodologias pode proporcionar elementos para uma descrição mais detalhada e precisa da estrutura eletrônica desses sistemas tanto em nível atômico quanto na escala molecular, contribuindo para um melhor entendimento dos processos físico-químicos envolvidos no funcionamento de dispositivos optoeletrônicos, também, para o desenvolvimento de novos materiais, o que é muito atrativo dos pontos de vista acadêmico e industrial.
QUANTITATIVO DE ALUNOS: 2
NÍVEL DO DISCENTE: desde calouros; Projeto PTCC e TCC;
Rafael Besse
RESUMO: O projeto envolve aplicar simulações computacionais para modelar propriedades físicas de materiais bidimensionais e entender os como essas propriedades podem ser modificadas na formação de combinações dos cristais bidimensionais com empilhamentos verticais. Esses conceitos podem ser explorados no design de heteroestruturas verticais utilizando também informações disponíveis em bases de dados dessa classe de materiais.
QUANTITATIVO DE DISCENTES: 2
NÍVEL DO DISCENTE: a partir do 3º semestre
OBSERVAÇÕES: Diferentes problemas podem ser abordados dependendo do conhecimento prévio ou interesse em Física do Estado Sólido. Não é necessário nível avançado em programação, porém é desejável ter noções básicas de sistemas de computação e programação.
Área Ensino:
Propostas
Khalil Oliveira Portugal
RESUMO: Levantar o estado da arte sobre Arduino em aulas de Física no Ensino Médio; Construir prática(s) simples e significativa(s) para aulas de Física; Auxiliar na estruturação do espaço a ser construído de formação continuada de professores de Física
QUANTITATIVO DE DISCENTES: 1
NÍVEL DO DISCENTE: a partir do 3º semestre
Área Experimental
Propostas
Jorlandio Felix
RESUMO: Quais as linhas de pesquisa conduzidas LAB-LINS?
- Caracterização de rochas por indução eletromagnética e por contato;
- Síntese e Caracterização de materiais nanoestruturados
- Nanomateriais aplicados para reação de evolução de hidrogênio-Catalizadores (produção de hidrogênio)
- Caracterização de materiais por difração de raios-X espectroscopia Raman e magnética (EPR);
- Fabricação de nanodispositivos, células solares e detectores de radiação ionizante (Radiação gama)
QUANITATIVO DE DISCENTES: 1
NÍVEL DO DISCENTE: a partir do 5º. semestre;
OBSERVAÇÕES: "Trabalhamos com pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos materiais aplicados a nanodispositivos eletrônicos e spintrônicos. Atualmente, a equipe do laboratório dedica esforços no desenvolvimento de dispositivos baseados em matérias bidimensionais (2D) para diversas aplicações, como detectores de radiação ionizante, catalizadores e detectores de gás. Semicondutores convencionais, como Arseneto de Gálio (GaAs) com e sem dopagem do Bismuto, Antimoneto de Índio (InSb), Fosfato de Gálio e Índio (GaInP), etc também são estudados em conjunto com colaboradores internacionais. O laboratório conta também com toda a infraestrutura de caracterização de materiais, como difração de Raios-X, Microscopia de Força Atômica-AFM, Potenciostatos, Analisadores de Parâmetros semicondutores, Sistema de medidas elétricas de rochas sem e com pressão mecânica, microscópio ótico etc. O laboratório também desenvolve atividades em conjunto com uma equipe multidisciplinar atuando em instrumentação científica, química e ciência e engenharia de materiais.
O LINS faz parte dos sete laboratórios do Grupo de pesquisa intitulado de Grupo de Materiais Nanoestruturados do instituto de Física da UnB;"